Como manter a proteção de dados trabalhando em home office?

proteção dados home office

A pandemia trouxe diversas mudanças na vida das pessoas, principalmente na vida profissional. O home office foi a opção mais escolhida pelas empresas (em trabalhos não manuais), em um meio de salvar vidas e reduzir custos.

Por isso, as empresas ficaram mais vulneráveis, os funcionários passaram a usar suas próprias ferramentas para trabalho. Mas como proteger seus dados com cada colaborador trabalhando de um lugar diferente? Como proteger informações quando reuniões presenciais passaram a ser salas virtuais? 

Trabalhar em casa não é sinônimo de risco. É necessário entender como se proteger mesmo com tantas adversidades no trabalho remoto. Afinal, é possível ter um ambiente de trabalho seguro, trabalhando de qualquer lugar.

Pensando nisso, neste artigo da Vegstar você irá aprender como proteger dados quando o home office é adotado, quais as medidas que irão garantir a segurança da informação e como evitar riscos de ataques cibernéticos. Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue lendo até o final!

Quais os riscos que o home office traz para a segurança da informação?

Há uma série de fatores que podem trazer riscos à segurança da informação de uma empresa, seus funcionários e clientes. 

Primeiramente, é necessário decidir sobre o uso de equipamentos onde serão exercidas as atividades da empresa ao decidir por computadores corporativos, é possível ter um controle sobre as informações, sites e arquivos que podem ser acessados. Enquanto computadores domésticos usados para esse fim, estão mais vulneráveis por essa falta de controle.

A qualidade da infraestrutura doméstica é outro fator a ser considerado. Que pode não ser boa o suficiente, seja pela vulnerabilidade da rede de internet, ou até mesmo pelos equipamentos.

Mas trabalhar em casa não é sinônimo de risco, pois ao estabelecer regras para o trabalho remoto, manter comunicação entre empregador e trabalhadores com políticas de proteção de dados no home office, garante-se um trabalho mais seguro. 

Quais os dados a proteger?

Primeiramente, ao falar em dados empresariais que podem ser sigilosos, se pensa em dados sobre operação, como faturamento, custos operacionais, informações logísticas, dentre outros.

Mas além dos citados acima, informações de funcionários e clientes devem ter a atenção necessária. Dentre esses dados estão a folha de pagamento, dados pessoais como documentação e dados bancários.

A LGPD define que, quando ao estar sob posse desses informações de terceiros, as empresas podem ser responsabilizadas caso ocorra algum tipo de vazamento ou algum dano patrimonial. 

O que o LGPD fala sobre a proteção de dados no home office?

Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709) é a lei que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais

A LGPD define que as empresas devem se atentar aos profissionais que estão em home office, com acesso a dados pessoais sensíveis, bem como informações confidenciais da empresa.

Por isso, as empresas devem estar atentas  à coleta e armazenamento de dados e informações sensíveis de seus clientes. A perda dessas informações pode levar a punições judiciais. 

Quais cuidados devem ser tomados no home office?

Para se cuidar e manter sempre a proteção de dados no home office da sua empresa, há diversas ações que podem salvar sua empresa. Contudo, algumas delas são:

  • Evitar redes públicas ou compartilhadas de Wi-fi;
  • Bloqueio automático da tela do computador após tempo sem uso;
  • Não tirar e compartilhar fotos da tela do computador em redes sociais;
  • Usar senhas fortes;
  • Sempre que possível utilizar ferramentas oficiais da empresa;
  • Usar uma VPN (Virtual Private Network) que seja confiável;
  • Criptografar informações para não ser possível o acesso de dados em casos de perda ou roubo de dispositivos;
  • Sempre ter um antivírus corporativo instalado;
  • Realizar sempre backups de dados, criptografia e autenticação de dois fatores ativado;
  • Manter sistemas sempre atualizados;
  • Ter cuidados ao abrir e-mails, para não ser vítimas de Spam ou Phishing.

Conclusão

É praticamente impossível estar o tempo todo protegido. Sendo assim, ao tomar medidas citadas acima, é possível proteger seus dados em home office e conseguir assegurar um bom desempenho do seu negócio. 

A Vegstar tem soluções de Segurança da Informação para empresas. Para saber mais, sem compromisso, tirar suas dúvidas e conhecer a empresa entre em contato por aqui.

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