A pandemia trouxe diversas mudanças na vida das pessoas, principalmente na vida profissional. O home office foi a opção mais escolhida pelas empresas (em trabalhos não manuais), em um meio de salvar vidas e reduzir custos.
Por isso, as empresas ficaram mais vulneráveis, os funcionários passaram a usar suas próprias ferramentas para trabalho. Mas como proteger seus dados com cada colaborador trabalhando de um lugar diferente? Como proteger informações quando reuniões presenciais passaram a ser salas virtuais?
Trabalhar em casa não é sinônimo de risco. É necessário entender como se proteger mesmo com tantas adversidades no trabalho remoto. Afinal, é possível ter um ambiente de trabalho seguro, trabalhando de qualquer lugar.
Pensando nisso, neste artigo da Vegstar você irá aprender como proteger dados quando o home office é adotado, quais as medidas que irão garantir a segurança da informação e como evitar riscos de ataques cibernéticos. Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue lendo até o final!
Há uma série de fatores que podem trazer riscos à segurança da informação de uma empresa, seus funcionários e clientes.
Primeiramente, é necessário decidir sobre o uso de equipamentos onde serão exercidas as atividades da empresa ao decidir por computadores corporativos, é possível ter um controle sobre as informações, sites e arquivos que podem ser acessados. Enquanto computadores domésticos usados para esse fim, estão mais vulneráveis por essa falta de controle.
A qualidade da infraestrutura doméstica é outro fator a ser considerado. Que pode não ser boa o suficiente, seja pela vulnerabilidade da rede de internet, ou até mesmo pelos equipamentos.
Mas trabalhar em casa não é sinônimo de risco, pois ao estabelecer regras para o trabalho remoto, manter comunicação entre empregador e trabalhadores com políticas de proteção de dados no home office, garante-se um trabalho mais seguro.
Primeiramente, ao falar em dados empresariais que podem ser sigilosos, se pensa em dados sobre operação, como faturamento, custos operacionais, informações logísticas, dentre outros.
Mas além dos citados acima, informações de funcionários e clientes devem ter a atenção necessária. Dentre esses dados estão a folha de pagamento, dados pessoais como documentação e dados bancários.
A LGPD define que, quando ao estar sob posse desses informações de terceiros, as empresas podem ser responsabilizadas caso ocorra algum tipo de vazamento ou algum dano patrimonial.
A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709) é a lei que estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais
A LGPD define que as empresas devem se atentar aos profissionais que estão em home office, com acesso a dados pessoais sensíveis, bem como informações confidenciais da empresa.
Por isso, as empresas devem estar atentas à coleta e armazenamento de dados e informações sensíveis de seus clientes. A perda dessas informações pode levar a punições judiciais.
Para se cuidar e manter sempre a proteção de dados no home office da sua empresa, há diversas ações que podem salvar sua empresa. Contudo, algumas delas são:
É praticamente impossível estar o tempo todo protegido. Sendo assim, ao tomar medidas citadas acima, é possível proteger seus dados em home office e conseguir assegurar um bom desempenho do seu negócio.
A Vegstar tem soluções de Segurança da Informação para empresas. Para saber mais, sem compromisso, tirar suas dúvidas e conhecer a empresa entre em contato por aqui.
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