A importância da Conscientização da Segurança da Informação

segurança da informação

A transformação digital trouxe inúmeros benefícios e facilidades à vida das pessoas, e consequentemente aos negócios. Mas em contraponto a esses benefícios, também aumentaram o número de crimes cibernéticos.

Há a necessidade de garantir a proteção de suas informações e seus dados de cibercrimes. Os ataques cibernéticos estão cada vez mais sofisticados, e qualquer ataque bem-sucedido pode causar impactos irreparáveis.

Nesse artigo, você vai saber mais sobre o que é a segurança da informação, e porque você deve se preocupar com seus dados. 

O que é a Segurança da Informação?

A segurança da informação é o conceito por trás da defesa de dados e detalhes, para assegurar que eles só estejam disponíveis e acessíveis somente para seus responsáveis, e para as pessoas para qual o arquivo foi enviado. 

Como por exemplo, em uma grande empresa multinacional, com projetos em várias vertentes e com informações sigilosas, dados que são compartilhados internamente múltiplas vezes, há um grande risco de uma informação vazar. E quando isso acontece, às vezes o dano é irreparável.

Em síntese, nada mais é que manter os dados sempre protegidos, livre de invasões e outras ações maliciosas que podem comprometer o sigilo, integridade e valor das informações.

É importante pois protege diversas categorias de dados contra roubo e danos, como: dados confidenciais, informações de identificação pessoal, informações de saúde, propriedade intelectual, dados e sistemas de informações, tanto corporativas como governamentais.

Os 3 pilares da segurança da informação.

O principal foco da segurança da informação é equilibrada em 3 pilares, conhecido como CIA: Confidentiality, Integrity and Availability.

Confidencialidade (Confidentiality)

Esse conceito garante a restrição de seus dados, que determinada informação não seja compartilhada ou disponibilizada a pessoas, entidades ou processos não autorizados. Por exemplo, seus dados eletrônicos como senhas ou números de cartões de crédito.

Integridade (Integrity)

Por outro lado, a integridade está associada à confidencialidade de dados, durante todo seu ciclo de vida. O foco é garantir que as informações se mantenham exatas, livre de alterações e que não podem ser alteradas de maneira não autorizada. 

Importante ressaltar que a integridade é de extrema relevância no cenário empresarial atual, e qualquer interferência externa pode corromper as informações, conduzindo profissionais a decisões equivocadas e que podem causar perda.

Disponibilidade (Availability)

O foco é manter os dados e arquivos sempre disponíveis quando necessário. Isso significa que os sistemas usados para armazenar e processar as informações, os controles de segurança usados para protegê-los, e os canais de comunicação usados para acessá-los, devem estar funcionando corretamente, evitando interrupções no serviço pelos mais variados motivos, tais como, quedas de energia, falhas de hardware e atualizações do sistema. 

Por que investir em Campanhas de Conscientização de Segurança da Informação?

Assim como sistemas de firewall, antispam e antivírus, a conscientização e treinamento das pessoas, ainda hoje é uma das formas mais eficazes de gestão de segurança da informação.

Todas as guias de boas práticas de gestão, indicam a necessidade de envolver os usuários no processo de segurança. Pois os funcionários que possuem consciência da importância de seus dados e informações, fazem seu papel e redobram seus níveis de atenção e proteção contra cibercrime. Eles ficam mais atentos a possíveis ataques e cada vez mais dispostos a participar de treinamentos de conscientização, podendo inclusive propor novas medidas de segurança.

Isso diminui os ataques que podem ocorrer com sucesso que poderiam vazar dados da empresa, colaboradores e até clientes, enfraquecendo a credibilidade da empresa. 

De acordo com uma pesquisa elaborada pela PwC em 2014, empresas que não investiram em conscientização para a SI, tiveram um prejuízo anual de US$ 683 mil quando vítimas de ataques cibernéticos, enquanto as companhias que investiram em conscientização e treinamentos desse tipo perderam, em média US$ 162 mil.

Investir em campanhas de conscientização não só protege a sua empresa, mas também qualifica o seu time, aumentando o engajamento dos colaboradores e agregando valor ao seu negócio.

Mas você sabe por onde começar?

Ações de conscientização que podem deixar sua empresa ainda mais segura

É imprescindível que os funcionários aprendam atitudes básicas de boas práticas de uso da internet e comportamento, a fim de evitar ameaças que afetem os negócios da empresa. Sendo assim, abaixo há uma lista de itens que garantem mais segurança para os funcionários e sua organização: 

  • Bloquear seu computador ao se ausentar da sua mesa de trabalho

Em uma situação onde você está lidando com dados confidenciais, e se ausenta da mesa rapidamente, e esquece de bloquear sua tela, dá brecha para alguém com más intenções fazer alterações em algum arquivo, colher informações ou até mesmo danificar seu projeto. Algo que pode ter um impacto negativo.  

  • Ter atenção ao falar sobre a empresa em ambientes públicos como elevadores ou táxis

Você não sabe quem são as pessoas  que estão ouvindo a conversa, e o que elas podem fazer com as informações. Pode ser um funcionário de uma concorrente, por exemplo.

  • Verificar atentamente os e-mails

Ataques de phishing (engenharia social para enganar usuários e obter informações confidenciais), estão cada vez mais frequentes.  Sendo assim, é importante sempre prestar atenção ao receber e-mail de um remetente desconhecido, e quais comando ele está te dando. 

  • Não tirar fotos do ambiente de trabalho, principalmente da tela do computador e documentos.

Mais uma vez, pode ocorrer de por um deslize, sair na foto alguma informação importante.

  • Não compartilhar logins e senhas, mesmo com colegas de trabalho.

Ao compartilhar com um colega de trabalho seus dados, ele poderá usar seus dados como se fosse você. Caso ocorra algum acidente, provar que foi outra pessoa ficará mais difícil.

Conclusão

Definir uma política de segurança e implantá-la requer planejamento e muito conhecimento. É necessário que haja profissionais especializados na área de Segurança da Informação. 

A Vegstar tem soluções de Segurança da Informação para empresas. Para saber mais, sem compromisso, entre em contato por aqui.

Copyright © 2022 VegStar

Sobre nós

Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

Entre em contato

E-mail: contato@vegstar.com.br
Fone: 11 2385-0863