Os 7 principais tipos de ataques cibernéticos

principais ataques ciberneticos

Com cada vez mais dados sensíveis sendo armazenados em plataformas digitais, é preciso criar formas de protegê-los, os mantendo em segurança.

Os ataques cibernéticos vêm sendo cada vez mais comuns, onde hackers invadem o sistema e expõem os dados armazenados.

Desse modo, o primeiro passo para fazer iniciar a segurança digital da empresa é conhecer quais são os ataques mais comuns nos tempos atuais. Conhecendo os ataques cibernéticos mais comuns, é possível estudar o método de cada um e criar mecanismos para evitá-los.

Portanto, no artigo a seguir iremos abordar sobre os sete tipos mais comuns de ataques cibernéticos, como eles podem comprometer as informações da empresa e o que fazer para realizar uma proteção de dados eficaz.

O que são ataques cibernéticos?

Para se proteger dos ataques cibernéticos, é importante entender o que eles são e como funcionam. Sendo assim, os ataques são realizados por hackers, que criam sistemas de invasão a computadores, sites, redes e afins.

Com isso, as informações destas plataformas ficam expostas, permitindo o acesso indevido pelos hackers. De modo geral, estes ataques são direcionados nos pontos em que o sistema está fragilizado, o que facilita o acesso aos dados sensíveis.

Ademais, para além de compartilhar dados sigilosos, os ataques cibernéticos também buscam alterar informações, derrubar sites ou até mesmo sequestrar dados e pedir resgates.

Quais são os ataques cibernéticos mais comuns?

Existem diferentes formas de ataques cibernéticos, cada uma com um objetivo próprio e uma forma de ação. Seja invadindo silenciosamente, ou até mesmo impedindo o acesso do usuário ao sistema.

Um dos truques mais utilizados, e que é comum a diversas formas de ataque, é a Engenharia Social. Nela o hacker manipula o usuário para conseguir que o próprio autorize a instalação de links maliciosos ou conecte algum programa que permita acesso a dados sensíveis.

Contudo não é apenas essa prática que é usada para invadir sistemas. Conheça as 7 principais formas de ataques cibernéticos, seus objetivos e como eles atuam:

Phishing

Estratégia muito utilizada no Brasil, esse ataque busca “pescar” dados pessoais como nomes, senhas e CPF. E embora a maior parte dos ataques cibernéticos sejam pessoais, ainda tem uma grande parcela de ataques a empresas.

Esse ataque se dá principalmente por e-mails, mas podem ser outros tipos de canais como SMS, WhatsApp e outros. Com o objetivo de direcionar a páginas fakes que simulam páginas de bancos ou outras instituições e induzem o usuário a fornecer informações sigilosas.

Contudo é um sistema silencioso. O            que o torna um tanto quanto perigoso, pois pode estar instalado e mesmo assim seu sistema estar funcionando de forma eficaz.

Ransomware

Também conhecido como malware sequestrador, é um sistema que toma conta dos arquivos de forma remota. O objetivo aqui do hacker é pedir resgate pelos dados sequestrados.

Este tipo de ataques cibernéticos ocorre quando acessamos algum site dentro do sistema da empresa, ou então através de links enviados por e-mail. Tudo é feito de forma muito convincente, induzindo o usuário a clicar no link.

DoS e DDoS Attack

DoS (Denial of Service) e DDoS (Distributed Denial of Service) são sistemas que visam sobrecarregar uma rede, aplicativo ou serviço, tornando-a indisponível.

No ataque DoS, uma máquina cria diversos pedidos, e assim congestiona todo o sistema utilizado. Já no DDoS se utilizam milhares de computadores para atacar e sobrecarregar um site ou sistema. 

Este é um dos principais ataques cibernéticos que podem comprometer o funcionamento de sistemas da empresa.

Port Scanning Attack

Este é um ataque cibernético realizado por um programa malware programado, que escaneia a máquina buscando alguma vulnerabilidade.

Se ele achar uma porta disponível, esse sistema então vai ter acesso a arquivos que compõem o servidor, podendo explorar livremente todo aquele território.

Cavalo De Troia

Da mesma forma que os gregos se utilizaram de um falso presente para vencer os troianos, aqui os hackers instalam a ameaça a partir de um programa que parece legítimo, ou então, disfarçado de algum desconto ou presente.

Esse sistema necessita da permissão do usuário para ser instalado. Mesmo assim, com o uso da Engenharia Social para enganar os usuários e incentivar o acesso a links e arquivos infectados.

Ataques De Força Bruta

Um dos métodos mais antigos, os ataques de força bruta são invasões cibernéticas ainda muito comum, pois é bem eficiente.

Nele, os hackers usam estratégias e programas para descobrir nomes de usuários e senhas. E com estas informações, podem enviar diversas mensagens como sendo o remetente tentando acessar os dados.

Cryptojacking

Uma ameaça comum para empresas que utilizam criptomoedas, as moedas digitais. Nele, os hackers buscam ter acesso ao local onde essas moedas estão armazenadas. É um dos ataques cibernéticos que usa o dispositivo da vítima para minerar criptomoedas, controlando-as de forma remota.

Como fazer a proteção contra possíveis invasores?

Após saber quais os principais tipos de ataques cibernéticos, é necessário pensar nas formas de proteção dos dados sensíveis. Bem como, entender que essas ações ocorrem por conta da vulnerabilidade e falhas, ou por comportamento inadequado dos usuários.

Sendo assim, podemos adotar algumas medidas que visam a proteção contra esses ataques e garantam uma proteção de seu ambiente virtual. Confira algumas dicas para deixar seu sistema mais seguro:

  • Oriente seus colaboradores os tipos de malwares e suas formas de ataque;
  • Tenha um bom antivírus;
  • Faça teste de vulnerabilidade da sua rede;
  • Utilize um sistema de senhas fortes e com trocas regulares;
  • Tem um bom firewall e garante que esteja sempre ativo;
  • Mantenha seus sistemas atualizados, pois as atualizações são mais resistentes a vírus;
  • Se houver trabalho remoto em um sistema, ou empresa, use uma conexão VPN para garantir controle de dados;
  • Faça um backup de seu sistema para que ele possa ser restaurado;
  • Tenha um armazenamento externo dos arquivos, seguro e com backup frequente.

Em síntese, a melhor maneira de proteger os dados e o ambiente virtual de um negócio é através da proteção de dados utilizando recursos de cibersegurança. Assim como, oferecendo um treinamento eficaz para os colaboradores.

A Vegstar é uma empresa que garante soluções de antivírus para proteção de usuários e redes contra-ataques internos e/ou externos.

Copyright © 2022 VegStar

Sobre nós

Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

Entre em contato

E-mail: contato@vegstar.com.br
Fone: 11 2385-0863