Qual a diferença entre EDR e XDR?

EDR e XDR Quais Diferenças

Seja através de wi-fi ou rede cabeada, a maioria dos nossos dispositivos eletrônicos estão conectados através de uma rede de internet. O que não só facilita a nossa vida, mas também pode nos deixar vulneráveis a ataques cibercriminosos. E é aí que EDR e XDR trabalham, para nos proteger de ameaças onlines.

Tanto o EDR quanto o XDR são meios de proteção virtual, e agem de forma preventiva para bloquear ações de vírus e outros malwares que podem deixar em voga a nossa segurança. Afinal, dados bancários, de identificação e outros dados sensíveis são alvos todos os dias.

Por isso, aqui no blog da Vegstar, trazemos para você um pouco mais sobre cada um desses meios de proteção, os benefícios do uso deles em seus dispositivos E ainda comparamos a ação deles com a dos antivírus. Confira!

Antivírus ou proteção preventiva?

Os antivírus são grandes conhecidos da maioria dos usuários, e eles realmente são boas ferramentas para fazer uma boa varredura atrás de diversos tipos de malwares. Contudo, eles deixam a desejar na hora de prevenir alguns tipos de ataques.

Já os meios de proteção como o EDR e o XDR já atuam de forma preventiva, o que evita que as ameaças possam se estabelecer em seus dispositivos. E a grande vantagem aqui é que alguns danos podem ser revertidos.

Então o que é melhor: se proteger ou remediar danos? Quando se trata de proteção de dados e de equipamentos, o melhor é sempre evitar a exposição a vírus e outros malwares. Somente assim podemos garantir a nossa integridade ao navegar pelo mundo virtual.

    FALE COM NOSSO ESPECIALISTA EM SEGURANÇA

    O que é EDR?

    EDR significa Endpoint Detection and Response, o que na tradução literal é Detecção e Resposta no ponto final. O que na prática significa que é um sistema que detecta e responde a ameaças nos endpoints.

    Mas o que significa endpoint? São os dispositivos que estão ligados a rede e que se comunicam através dela: os computadores, notebooks, smartphones, por exemplo.

    Esse meio de proteção digital, o EDR, é considerado uma evolução a mais do que o antivírus. Já que ele junta diversas camadas de proteção a rede e a monitora em tempo real.

    Além disso, se utiliza de ferramentas que reconhecem comportamentos e respostas atípicas em programas, processos ou arquivos. Para então interromper e barrar o ocorrido, assim como relatar, diminuindo assim as chances de infecção.

    Um dos pontos fortes desse tipo de proteção é que está sempre em constante atualização e monitoramento. Assim pode recolher informações e analisar dados de forma a entregar uma proteção cada vez mais efetiva.

    O que é XDR?

    O XDR significa Extended Detection and Response, na tradução literal Resposta e detecção estendida. O que pelo nome já podemos entender que ele é uma evolução do EDR, trabalhando com mais camadas e agindo em outros meios que apenas os endpoints.

    Essa proteção é capaz de agir em camadas cruzadas e multicamadas, de modo a ler código nas nuvens, de e-mails e até mesmo de redes remotas. E isso ocorre da forma mais rápida possível.

    Sendo assim, o XDR é uma proteção mais global, principalmente para o ambiente corporativo. Pois ele permite que as empresas reduzam os riscos de ataques cibernéticos, através da combinação e compartilhamento de várias camadas de segurança.

    Portanto, o XDR unifica as diversas informações, trabalhando as respostas de segurança e automatizando as operações de defesas em um só terminal de suporte. Se tornando o melhor em defesa a ataques por combinar camadas e atingir diversos pontos da conexão em rede.

    Benefícios de uma proteção prévia contra ciberataques

    Uma proteção mais completa contra ciberataques é sempre uma boa estratégia para redução de danos e evitar exposição de dados de uma empresa ou de seus funcionários. Ainda assim, pode restar a dúvida: por que investir em sistemas de defesa que não só reparam mas previnem os ataques?

    A resposta é simples, alguns danos não podem ser revertidos, assim como dados expostos podem já ter causado prejuízos à empresa. Sem contar, que um antivírus comum pode não proteger de diversas ameaças como ransomware, por exemplo.

    Além disso, temos diversos outros benefícios que fazem com que a escolha de uma proteção mais completa seja a ideal, principalmente para o ambiente corporativo. Conheça alguns deles:

    Evitar a exposição de dados sensíveis

    Os dados sensíveis são informações confidenciais tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas. Estes dados na mão de cibercriminosos têm muito valor de mercado, tanto para venda quanto para extorsão e outros prejuízos direcionados.

    A exposição desses dados pode ser irreversível, já que pode-se barrar o acesso, mas os dados ainda podem ficar na mão dos criminosos.

    Por isso, é importante ter uma proteção que impeça esse ataque. Só assim a corporação, seus funcionários e até mesmo os clientes que acessarem a rede da empresa, estarão 100% protegidos.

    Proteção dos equipamentos

    Ataques à rede podem danificar os dispositivos, de forma que alguns dos danos podem ser irreparáveis. E ao longo do tempo, trazerem prejuízos significativos, como perda de equipamentos ou softwares instalados nestes.

    Uma proteção como o XDR ou até mesmo o EDR evitam que a ameaça chegue e se instale. Investindo em proteção, se evita que ocorra estes danos que podem parecer pouco, mas à medida que progridem se tornam significativos.

    Oferecer uma rede segura

    Para o ambiente corporativo é importante que, ao oferecer um serviço como uma rede wi-fi aos funcionários, fornecedores e clientes, é vital que essa mesma rede esteja protegida.

    E aqui estamos falando de responsabilidade e também em manter um serviço seguro. Garantindo assim, que a marca da empresa seja atrelada a serviços de qualidade.

    Conclusão

    A segurança de dados é uma questão que requer cada vez mais cuidados por parte das empresas. Isso se deve ao risco que o ataque cibernético representa não só no vazamento de dados, mas também na danificação da rede e aparelhos.

    Desse modo, a proteção do servidor é fundamental, bem como o treinamento dos profissionais. Para isso, você pode contar com a Vegstar. O nosso sistema de Endpoint conta com oito mecanismos de inteligência artificial, que fazem a proteção e detecção de falhas em tempo real.

    Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas soluções!

    Copyright © 2022 VegStar

    Sobre nós

    Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

    A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

    Entre em contato

    E-mail: contato@vegstar.com.br
    Fone: 11 2385-0863