O que é malware e quais são os mais comuns

Malware o que é

Cada vez mais nosso mundo é entrelaçado com o mundo digital, e com isso, nossos dados estão ainda mais nas redes, podendo facilmente sofrer algum ataque ou roubo de informações.

Contudo, também vemos hoje possibilidades de um acesso mais seguro, visto que se pensa sobre esta segurança. E temos muito mais informações sobre como nos proteger, evitando assim que nossas máquinas sejam contaminadas e nossas informações roubadas.

Nesse sentido, este artigo vem falar sobre o que é malware. Quais as formas que ele age, assim como tudo mais que é necessário para se precaver contra esse tipo de ataque virtual.

O que é malware?

Malware é um termo que designa todo e qualquer tipo de software malicioso que tem o objetivo de causar danos. Seja danificando sistemas, atrapalhando os usuários, ou até mesmo interceptando e roubando dados.

Este tipo de software pode se instalar tanto em celulares, quanto em computadores desktop, e em até mesmo redes inteiras. O que o torna um dos problemas mais recorrentes, tanto em empresas, como em computadores pessoais.

    FALE COM NOSSO ESPECIALISTA EM SEGURANÇA

    Quais os principais danos causados pelo malware

    Uma vez instalado o malware, ele pode causar os seguintes danos:

    • Roubar informações sensíveis, tais como dados pessoais e de contato;
    • Roubar também dados financeiros, contas e cartões de créditos;
    • Infectar computadores para utilizá-los para minerar moedas digitais;
    • utilizar dados roubados para aplicar outros golpes como phishing;
    • Assumir o controle de uma rede de computadores para lançar ataques contra outras redes.

    Como identificar um malware

    Para evitar que os invasores façam grandes estragos e realizar uma proteção de dados eficaz, é preciso saber identificar a ação do malware. Dessa forma, pode-se identificar indícios de que os computadores estão infectados por vírus.

    Um dos sinais mais comuns, que indicam que o computador está infectado, é o redirecionamento para URL indesejados. Quando o navegador se redireciona para outra página que não a que foi digitada, ou que o link deveria ir. Por isso é sempre necessário ficar cuidando se a URL está correta, pois assim se evita outros tipos de ataques cibernéticos.

    Ainda em relação ao navegador, pode-se notar anúncios pop-up. E alterações nos resultados da pesquisa, como mudança de método de pesquisa padrão. Assim como adição de barras de ferramentas indesejadas.

    Outro fato que pode indicar que o computador está sob ameaça de malware é que ele começa a apresentar lentidão no sistema, tanto quanto no acesso à internet, quanto no acesso a arquivos e documentos offlines.

    Tipos mais comuns de malware

    Os malwares são tipos de ataques cibernéticos que atuam de diversas formas. Sendo assim, existe uma variedade de softwares maliciosos, cada qual agindo de uma forma. A mudança na forma de atuar ocorre de acordo com o tipo de dano que deseja causar.

    Nos tópicos a seguir vamos conhecer os tipos de malware que são mais comuns, de acordo com a forma de atuação e os riscos que eles podem trazer ao sistema operacional do aparelho:

    Vírus

    Os vírus são um tipo de malware muito comum. O objetivo dovírus é infectar o computador para que assim possa controlá-lo e praticar o ato de um cibercrime.

    Assim como os vírus biológicos, ele necessita do hospedeiro para causar algum dano. Ou seja, ele precisa se instalar na máquina, modificar arquivos operacionais originais e copiar dados para ele.

    Feito isso, aí ele poderá infectar outros arquivos e programas instalados no computador infectado.

    Bots

    Bots nem sempre são softwares maliciosos. Eles foram criados para permitir ações repetitivas programáveis.  Mas quando utilizados de forma criminosa, eles funcionam como malware auto propagador, que infecta o host do computador e se conecta de volta com um servidor central.

    Quando o ataque cibernético acontece, o computador ou rede é utilizado para ataques de negação de serviço, fraudes, roubo de privilégios e dados sensíveis, assim como disseminar spam e outros vírus.

    Cavalo de tróia

    O Cavalo de Tróia se refere ao episódio histórico do presente de grego que estes deram aos troianos. E assim como o “presente” malicioso que os gregos deram aos troianos, o malware vai disfarçado de algo bom, algo desejável.

    Assim, esse sistema vem parecendo um presente, um desconto, ou até mesmo um programa legítimo. Ele necessita de permissão para que seja instalado. Então os cibercriminosos se utilizam de engenharia social para enganar esses usuários.

    Ransomware

    Este é um malware sequestrador, que ao infectar o computador, toma conta dos arquivos de forma remota. Dessa forma, os arquivos e sistemas são sequestrados e cobrado resgate para devolver os dados roubados.

    Sendo assim, esse tipo de malware é outro que precisa de permissão para ser instalado. Ele normalmente apresenta uma interface verdadeira, que tenta te convencer de forma convincente a clicar num link presente em algum site ou então enviado através de um email.

    Como se proteger contra malware

    Já sabemos como os malwares se comportam, os tipos e como que nós podemos identificar uma máquina sobre ataques de hackers que utilizam desse tipo de software malicioso.

    Entretanto, é mais efetivo, além de conhecer como eles agem, tomar alguns cuidados para evitar cair nesses ataques. Afinal é sempre melhor prevenir que remediar, certo? Então aqui vão algumas dicas de ações que podem ser incorporadas no dia a dia do acesso às redes, e que podem ser uma arma contra esses ataques cibernéticos.

    Atualizações

    Mantenha sempre os sistemas operacionais do computador em dia. A cada atualização os sistemas criam barreiras contra os diversos tipos de malware que podem estar atuando contra o sistema operacional do computador.

    Assim como pode desinstalar algum que porventura esteja infectando sua máquina. O mesmo vale para programas e softwares que você utiliza. Mantenha todos na versão mais atualizada. E isso serve inclusive para smartphones.

    Conta de administrador

    É possível que já tenha visto a mensagem “executar com a permissão do administrador” ao tentar instalar um programa no computador. Essa permissão evita que de forma automática sejam instalados programas que não são desejados.

    Dessa forma, evite usar sempre que possível a conta de administrador ao utilizar uma rede. Pois assim evita-se que os cibercriminosos acessem facilmente o sistema.

    Links e Downloads

    A maioria dos malwares necessitam de permissão para entrar no sistema. E como é de se esperar, eles acabam tendo um apelo muito bom para enganar o usuário e induzi-lo a clicar no link ou baixar um arquivo.

    Tenha sempre cuidado, e sempre baixe programas de locais confiáveis e não clique em links que não conhece o destinatário. Isso serve também para mensagens de Whatsapp e as que chegam por email, e muitas vezes se passam por instituições verdadeiras.

    Conclusão

    Da mesma forma que o universo digital trouxe facilidades para o dia a dia, permitindo o trabalho remoto, por exemplo, é preciso ter cuidado com os riscos que ele oferece. Sendo assim, prevenir o ataque de malware é um passo importante para garantir a proteção de dados.

    A Vegstar vem atuando no mercado de forma a cuidar da segurança tanto dos equipamentos quanto dos usuários, com serviços de antivírus, por exemplo. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.

    Copyright © 2022 VegStar

    Sobre nós

    Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

    A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

    Entre em contato

    E-mail: contato@vegstar.com.br
    Fone: 11 2385-0863