Computador Seguro: 5 dicas para manter-se longe de ataques cibernéticos

computador seguro

Embora seja possível controlar cada vez mais os arquivos que circulam na web, é preciso sempre tomar cuidado ao utilizar os canais digitais. Uma das formas de proteção, em especial no mundo corporativo, é manter o computador seguro.

Ao priorizar a segurança dos dispositivos utilizados na empresa, sejam eles computadores, laptops, smartphones ou tablets, a empresa dará um passo importante na proteção de dados. É através dos dispositivos conectados ao servidor do wireless corporativo que muitos ataques cibernéticos acabam ocorrendo.

Desse modo, no artigo a seguir do Blog Vegstar você poderá acompanhar 5 dicas para manter o computador seguro. Iremos elencar também as principais formas de ataques realizados aos PC ‘s, bem como mostrar a forma que eles podem ser identificados.

Cuidados que mantém o computador seguro

Para manter o computador seguro, seja em casa ou na empresa, é preciso tomar uma série de cuidados, como o uso de antivírus. No entanto, cuidar de pequenos detalhes é uma forma de prevenir os ataques.

Dessa forma, é razoável tomar algumas medidas preventivas para manter o computador seguro. Estas ações por si só não impedem os ataques cibernéticos, porém, são formas de aumentar a segurança do aparelho.

Entre as principais medidas está a atualização do sistema operacional. Uma medida básica, sem custos e que leva alguns minutos, mas que traz ao computador os novos padrões de segurança do fornecedor.

    FALE COM NOSSO ESPECIALISTA EM SEGURANÇA

    Ademais, confira na lista a seguir cuidados básicos para manter o computador mais protegido:

    • Sistema operacional atualizado: sempre que houver uma atualização disponível, faça o upgrade sugerido. Isso vai fazer com que o computador disponha de um padrão de segurança mais recente, eliminando falhas de outras versões;
    • Treinamento de profissionais: além de proteger o computador em si, é importante também orientar os profissionais da empresa. Eles devem ter acesso à uma explicação minuciosa sobre os principais riscos e de que forma os enfrentar;
    • Cuide das senhas: uma das formas mais comuns de ataques cibernéticos é através de senhas frágeis e expostas de forma inadequada. Portanto, certifique-se de tempos em tempos da qualidade dos códigos que vêm sendo usados;
    • Mantenha o backup em dia: mesmo com todos os cuidados, há casos em que o computador deixa de estar seguro. Com isso, o ideal é ter um backup de dados sempre atualizado, pois em casos de ataque cibernético, a recuperação plena se dá em menos tempo.

    Tipos de ataques cibernéticos mais comuns em computadores

    Quase todos os dias surgem novas táticas e armadilhas para roubar os dados pessoais que estão em computadores e demais dispositivos. Sendo assim, ataques cibernéticos devem receber cuidados constantes.

    Mas há alguns tipos que costumam se manter em uso ao longo dos anos, com algumas mudanças. O phishing é um destes casos, bem como o ransomware. O primeiro tenta atrair o usuário com mensagens enganosas, enquanto o segundo se utiliza de softwares invasivos.

    Conhecer melhor cada um destes tipos de ataque permite que se busque formas mais adequadas de proteção, conforme as necessidades da empresa.

    Ademais, veja nos itens a seguir os principais ataques cibernéticos que os computadores sofrem no ambiente corporativo:

    Ransomware

    Ransomware é um tipo de malware, ou seja, um software malicioso que é utilizado por cibercriminosos. Cujo nome deriva da palavra ransom, que significa resgate.

    E este é o objetivo dessa forma de golpe, sequestrar dados, não permitindo que o usuário acesse livremente as informações. Com isso, os cibercriminosos exigem o pagamento de resgate para fazer a liberação.

    O Ransomware pode se utilizar de uma linguagem de criptografia para atacar o dispositivo. Através disso os criminosos bloqueiam o uso do computador e seus dados pelo usuário. O desbloqueio acontece apenas com o uso de uma chave, que realiza a descriptografia das informações.

    Phishing

    O ataque consiste em encaminhar mensagens ou e-mails se passando por empresas, em especial bancos. Estas mensagens costumam ser atrativas, como a aprovação de um cartão de crédito tão esperado, entre outras coisas.

    Junto disso, você recebe um link, que supostamente é para levar à mais informações sobre a aprovação de crédito. No entanto, esta URL acaba sendo uma forma de colher autorização do usuário e invadir os dados do computador.

    Uma forma de evitar este ataque, por exemplo, é utilizando filtros de spam na caixa de e-mail, pois acabam reduzindo a disseminação de phishing.

    Como proteger seu PC contra-ataques hackers?

    Para além das dicas básicas que já mencionamos, há ações que tornam o computador seguro na prática. Isso porque são ferramentas voltadas especialmente para o bloqueio de ações maliciosas.

    Uma destas formas de proteção, portanto, é o antivírus. O antivírus é um programa de cibersegurança que visa detectar e combater ações maliciosas contra equipamentos que estão em rede, como os computadores. Através do antivírus é possível impedir a ação de malwares, bem como bloquear arquivos maliciosos e alertar sobre o ataque hacker.

    Outra forma de manter o computador seguro é através do Endpoint Security. Esse sistema se dedica a proteger os aparelhos que estão na ponta da conexão em rede, como é o caso dos computadores.

    Para fazer essa proteção, o Endpoint Security busca vulnerabilidades dentro do servidor e os corrige antes que uma invasão seja efetuada. Além do uso de software de controle e defesa, que atua nos terminais endpoints, a segurança da rede é feita também a partir do treinamento dos profissionais.

    Conte com a Vegstar para ter um computador seguro e eficiente

    Manter a segurança dos dispositivos é o pilar de uma proteção de dados eficaz. Mesmo que a rede corporativa possa ser atacada de outras formas, um computador seguro tem capacidade de proteger a maior parte destes ataques.

    Dessa forma, a empresa deve se atentar a todos os cuidados que citamos ao longo do artigo, como a atualização do sistema operacional e o maior cuidado com as senhas. Mas é com o sistema de Endpoint Detection & Response da Vegstar que você protege os computadores de maneira eficaz.

    Esse sistema conta com oito mecanismos de inteligência artificial, para oferecer proteção de dados e detecção avançada no endpoint em tempo real.

    Além disso, o Endpoint Detection & Response faz um controle eficiente nos dispositivos conectados à rede, o serviço de EDR da Vegstar conta também com ações de reversão, que permitem retornar um endpoint ao estado íntegro, anterior ao ataque.

    Confira em nosso site os planos disponíveis e agende uma conversa para implementar a segurança de dados na sua empresa!

    Copyright © 2022 VegStar

    Sobre nós

    Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

    A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

    Entre em contato

    E-mail: contato@vegstar.com.br
    Fone: 11 2385-0863