Antivírus grátis ou pago: entenda a diferença

antivirus gratuito ou pago

Investir em um antivírus que proteja nossos equipamentos é importante para evitarmos vírus e outros malwares. No entanto, o que define um bom antivírus? Para isso precisamos entender a diferença entre antivírus grátis e pago e quais os recursos presentes neles.

Em geral, o antivírus pago oferece recursos extras que a sua versão gratuita não entrega. Porém nem sempre esses recursos fazem realmente diferença, se levar em conta nossa necessidade, números de equipamentos na rede e nível de conhecimento das pessoas que utilizam.

Por isso, a Vegstar traz aqui um pouco sobre o que é o antivírus grátis, como saber se a versão paga é necessária para proteger meus equipamentos e quais os recursos normalmente presentes em cada um dos tipos. Confira no artigo a seguir!

O que a proteção de antivírus me oferece

O antivírus é um programa de cibersegurança que visa detectar e combater ações maliciosas contra equipamentos que estão em rede, como computadores e smartphones.

Além disso, o antivírus busca oferecer, em maior ou menor nível, uma proteção contra vírus e malwares que podem se alojar nos dispositivos e causar danos. De forma que barre a entrada desses softwares maliciosos.

Todavia, os níveis de proteção vão depender da empresa que fornece o antivírus, assim como a versão deste próprio antivírus. A maioria deles oferece as seguintes proteções básicas:

  • bloqueio de arquivos maliciosos;
  • ferramenta de varredura por vírus e outros malwares;
  • proteção contra phishing,
  • firewall;
  • atualizações em tempo real;
  • notificação imediata em caso de invasão hacker.

    FALE COM NOSSO ESPECIALISTA EM SEGURANÇA

    Diferenças entre antivírus pagos e gratuitos

    Basicamente a principal diferença entre antivírus na versão gratuita ou paga, está nas proteções extras que se tem ao investir num plano pago. Contudo, nem sempre esta proteção a mais é necessária para o usuário.

    Algumas das proteções extras que um antivírus pago pode oferecer, é um maior controle sobre os dispositivos, com controle parental, controle e proteção de senhas e outros dados mais sensíveis.

    Assim como ele também pode oferecer uma maior proteção contra alguns tipos de ameaças um pouco menos comuns, como o ransomware por exemplo, que visa sequestrar dados em busca de resgate.

    Outro ponto a favor dos antivírus pagos é que existem atualizações mais frequentes quanto às novas ameaças que podem surgir. O que pode ser decisivo se a proteção for para uma empresa ou outro ambiente mais visado pelos cibe criminosos.

    O que considerar na hora de escolher entre antivírus pago e gratuito

    Na hora de escolher qual o tipo de antivírus a ser escolhido, é importante levar em consideração algumas questões que diferenciam o tipo pago do gratuito:

    • Monetização com publicidade: muitas vezes os antivírus grátis não são totalmente gratuitos, já que são pagos por anúncios e outros tipos de publicidade. E muitas vezes o usuário não quer ou não pode perder tempo com os anúncios, e escolhe optar pela versão paga.
    • Proteção em camadas: a versão gratuita normalmente oferece uma camada de proteção, que não vai ser personalizada para o usuário. Já na versão paga, a proteção ocorre em diversas camadas com adição de barreiras e análise de comportamento do usuário.
    • Detecção proativa e updates: a versão paga é mais completa quanto à detecção de ameaças mais sutis ou que surgiram recentemente. Ao analisar o comportamento do usuário, ela direciona a detecção para a área mais sensível, trazendo maior proteção total.
    • Sistemas operacionais antigos: manter o sistema atualizado é uma das melhores formas de garantir uma proteção extra para o seu equipamento, junto com o antivírus. Sistemas operacionais antigos necessitam de uma proteção mais completa para se manter protegido.

    Afinal, devo pagar por um antivírus?

    A resposta curta seria: sim, você deve investir em um antivírus pago visto que a proteção é maior e mais completa nele. Sobretudo, se você não entende tanto sobre o funcionamento da sua máquina ou se existem pessoas mais leigas acessando a rede.

    Entretanto, se este investimento não faz parte do seu orçamento, pode-se considerar dois tipos de questões: o tipo de usuários e a necessidade de suporte e atendimento. E então, se for possível optar por uma versão gratuita de acordo.

    Que tipo de usuário é você?

    Para optar por uma segurança mais branda é importante que os usuários tenham boas práticas on-line. E que principalmente, não manipulem dados sensíveis. O que em geral é o caso de empresas, de qualquer porte.

    Sendo assim, o antivírus pago é altamente indicado se a rede for pública ou de uma grande corporação. Ou então, se esta rede for acessada por usuários mais leigos, como crianças por exemplo.

    Suporte e atendimento

    Se a sua rede suporta diversos usuários, pode ser mais complicado lidar com um antivírus sem o suporte e atendimento adequado. As soluções pagas garantem sanar esse problema, trazendo uma maior orientação.

    Sem contar que uma solução mais integrativa pode ser mais prática. Afinal você pode optar por integrar diversas soluções gratuitas, contudo pode se tornar difícil organizar todas estas proteções.

    Agora, se tiver a necessidade de optar pela versão gratuita do antivírus, combine ele com outras soluções como: VPNs, controle parental, bloqueios e soluções integradas ao navegador dos dispositivos. Embora seja uma solução mais complexa, tende a ser bem efetiva também.

    Como escolher o seu antivírus?

    1. Procure por antivírus reconhecidos no mercado;
    2. Compare os recursos oferecidos, tanto nas versões grátis quanto nas pagas;
    3. Na versão paga, compare valores de acordo com cada nível de proteção, não pague a mais pelo mesmo serviço;
    4. Ainda na versão paga, verifique quantos dispositivos são contemplados por uma licença;
    5. Conheça a necessidade de sua rede e não renuncie às proteções que são essenciais para a segurança dela.
    6. Se a rede é corporativa, não renuncie a uma solução mais completa com profissionais que saberão diagnosticar e aplicar a melhor proteção para os seus dados.

    Para uma solução empresarial mais completa, você pode contar com a Vegstar. Oferecemos planos de acordo com a necessidade da empresa, oferecendo segurança e proteção de dados e detecção avançada em tempo real.

    Confira em nosso site todos os planos e serviços disponíveis e agende uma conversa para implementar a segurança de dados na sua empresa!

    Para implementar toda essa segurança de dados na empresa, você pode contar com a Vegstar. Oferecemos um sistema de Endpoint Detection & Response, que conta com oito mecanismos de inteligência artificial, para oferecer proteção de dados e detecção avançada no endpoint em tempo real.

    Além de fazer um controle eficiente nos dispositivos conectados à rede, o serviço de EDR da Vegstar conta também com ações de reversão, que permitem retornar um endpoint ao estado íntegro, anterior ao ataque.

    Confira em nosso site os planos disponíveis e agende uma conversa para implementar a segurança de dados na sua empresa!

    Copyright © 2022 VegStar

    Sobre nós

    Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

    A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

    Entre em contato

    E-mail: contato@vegstar.com.br
    Fone: 11 2385-0863