O que é DLP, e como ela protege sua empresa?

dlp

Em tempos de LGPD e GDPR, falar sobre Segurança da Informação nunca foi tão importante. O assunto se tornou crucial para a saúde digital das empresas, visto que, pode ser causado problemas financeiros reais, caso haja descumprimento das regras.

Isso porque ataques virtuais, sequestro de dados e vazamentos de informações estratégicas, estão cada vez mais comuns na internet. Por isso, as empresas que realizam coleta, tratamento e análise de dados, devem implementar uma defesa rigorosa dos dados, e para isso, elas contam com a DLP (Data Loss Prevention).

Sendo assim, o artigo a seguir da Vegstar vai abordar detalhes da DLP, e quais estratégias para proteger seus dados, os tipos, aplicações e contextualização de sua importância na manutenção da segurança dos dados em ambientes corporativos.

O que é DLP?

DLP é a sigla para “Data Loss Prevention”, que, ao traduzir ao português, significa prevenção de perda de dados. Assim, ela garante que dados confidenciais permaneçam disponíveis somente para usuários autorizados.

Contudo, é uma ferramenta de segurança que auxilia empresas a garantir que as informações comerciais, e de clientes, não saiam da rede corporativa, ou cheguem a algum usuário que não possui o acesso permitido. 

Do mesmo modo, são produtos com foco no conteúdo e contexto das informações confidenciais, geralmente fora do escopo das ferramentas tradicionais de proteção de dados.

Como funciona a Data Loss Prevention?

As ferramentas DLP protegem diretamente os dados sensíveis, além de oferecer políticas para controlar as formas como e onde os dados confidenciais podem ser transferidos e usados. 

Outra função da DLP, é executar a inspeção de conteúdo e análise contextual dos dados enviados pela rede, em uso em um dispositivo Endpoint ou em servidores, em repouso em arquivos locais, ou armazenados em nuvem.

Contudo, as soluções DLP definem o que deve ser feito quando uma determinada ação é identificada. Assim como bloquear alguma transferência de dados, ou relatar ao administrador de segurança.

Existem diversas soluções de DLPs direcionadas a diferentes objetivos. Dentre elas estão o Network DLP, Storage DLP, e Endpoint DLP Cloud. Então, vamos explicar abaixo como funciona cada uma dessas soluções.

Network DLP

É a solução disponibilizada em softwares ou hardwares, e integrada aos pontos de saída de dados da rede. Dessa forma, ela monitora, rastreia e gera relatórios de todos os dados de trânsito na rede. É indicada para fazer varredura em todo o conteúdo que passa pelas portas e protocolos da empresa.

Fornece relatórios para auxiliar na garantia da segurança da informação na organização. Alguns dos dados informados são: quais dados estão sendo utilizados, quem está acessando e para onde vão. Portanto, os usuários possuem fácil acesso às informações coletadas, que são armazenadas em um banco de dados.

Storage DLP

Essa é a opção que ajuda a responder as seguintes perguntas:

Quais informações seus colaboradores armazenam e compartilham?
E quais dessas informações são consideradas sigilosas, e podem estar correndo risco de vazamento? 

O sistema visualiza arquivos confidenciais armazenados e compartilhados por quem possui acesso à rede corporativa, podendo identificar pontos sensíveis e prevenir vazamento de dados. Do mesmo modo, é uma opção para quem quer controlar dados armazenados em nuvem. 

Endpoint DLP

Ferramentas externas que transportam arquivos, como pendrives, podem colocar em risco a segurança da empresa, e facilitar o vazamento de dados de forma acidental ou intencional.

Assim, a solução que evita a perda de dados por dispositivos removíveis é a Endpoint. Ela é instalada para monitorar e impedir a saída de dados sensíveis por dispositivos removíveis, aplicativos de compartilhamento e até por áreas de transferência.

Qual a importância da Data Loss Prevention?

Diariamente vemos notícias de violações de dados em empresas. A tendência é que criminosos virtuais cometam crimes cada vez mais sofisticados em técnicas de invasão e roubo de dados. 

Contudo, os ataques normalmente são oportunistas, sem escolher uma vítima específica. O que aumenta a necessidade de usar uma solução DLP.

Porém, deve ser realizado um estudo de caso da empresa ao implantar uma DLP. Com foco nas necessidades e vulnerabilidades do negócio. Após a verificação, o resultado deverá apontar todas as soluções que atendem os pontos que estão sob exposição.

Quais os benefícios da DLP?

A adoção do DLP traz diversos benefícios ao seu negócio. Dentre eles, pode-se citar: 

  • maior proteção para dados confidenciais em dispositivos externos, armazenamento interno, em nuvem ou aplicativos;
  • maior vantagem competitiva;
  • protege contra ameaças de BYOD (Bring Your Own Device), quando o funcionário usa um dispositivo pessoal, como um notebook, para usar no ambiente de trabalho;
  • protege contra ameaças da IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas), que são os dispositivos comuns, domésticos ou até ferramentas industriais sofisticadas, que conectam e trocam dados com outros dispositivos e sistemas pela internet;
  • E a prevenção de uso indevido de dados, tanto internos quanto externos.

A Vegstar tem soluções de Segurança da Informação para empresas. Para saber mais, sem compromisso, entre em contato por aqui.

Copyright © 2022 VegStar

Sobre nós

Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

Entre em contato

E-mail: contato@vegstar.com.br
Fone: 11 2385-0863