O que é endpoint security e qual a sua importância

endpoint security

A evolução da tecnologia nos últimos fez com que dispositivos como smartphones, notebooks e tablets se tornassem essenciais para qualquer empresa. Mas para que esses aparelhos não se tornem uma dor de cabeça, é preciso pensar no endpoint security.

Essa segurança do endpoint pode ser realizada de diferentes formas de acordo com as necessidades da rede. De modo geral, a filtragem de e-mails, a verificação de sites acessados e a proteção do servidor de rede são os métodos mais comuns de realizar o endpoint security.

Sendo assim, no artigo a seguir do blog Vegstar vamos falar sobre todos os detalhes que envolvem a segurança do endpoint. Iremos abordar sobre o que é endpoint security, qual é a importância de se implementar na rede da empresa e quais são as melhores ferramentas.

O que é endpoint security?

Na tradução para o português, endpoint significa ponto de extremidade. Ou seja, são todos aqueles dispositivos que estão conectados à rede. Estes dispositivos podem ser móveis ou não, como smartphones, desktops, notebooks, estações de trabalho, dentre outros.

Sendo assim, o endpoint security nada mais é do que um método de proteção para estes dispositivos. Ele atua de forma a evitar que ataques cibernéticos sejam efetuados e roubem dados da empresa, além de danificar os equipamentos.

Para que essa proteção seja realizada de maneira eficaz, o endpoint security busca vulnerabilidades dentro do servidor e os corrige antes que uma invasão seja efetuada. Além do uso de software de controle e defesa, que atua nos terminais endpoints, a segurança       da rede é feita também a partir do treinamento dos profissionais.

    FALE COM NOSSO ESPECIALISTA EM SEGURANÇA

    Benefícios de implementar o endpoint security

    Manter protegido o ambiente digital da empresa pode ser considerado como o principal benefício do endpoint security. No entanto, há outras vantagens na proteção da rede que devem ser mencionadas.

    Entre essas vantagens está a reputação perante o mercado. Uma empresa que está suscetível aos ataques cibernéticos e vazamento de dados se torna menos confiável para realizar negócios.

    Além disso, o modelo de endpoint security oferece uma gestão de riscos mais simples em relação ao antivírus, por exemplo. Isso porque a segurança do endpoint se concentra na defesa da rede onde os aparelhos estão conectados, impedindo que o ataque chegue até o usuário final.

    Desse modo, confira na lista a seguir os principais benefícios que o endpoint security oferece para a proteção de dados da sua empresa:

    • Mapeamento de vulnerabilidades: através de uma varredura completa, o endpoint security se antecipa e mapeia quais são as vulnerabilidades que a rede apresenta, facilitando o controle de ameaças;
    • Gestão simples: com o software de segurança do endpoint, a empresa passa a ter acesso aos recursos de supervisão de maneira simplificada. Desse modo, a segurança, gestão e armazenamento de dados são feitos no mesmo sistema;
    • Reputação da empresa: conforme já mencionamos, uma empresa que zela pela proteção de dados e evita ataques cibernéticos à sua rede tem muito mais confiança dos seus pares de negócios;
    • Proteção Zero Trust: todo e qualquer arquivo que entrar no sistema operacional da empresa sofre uma varredura, a fim de certificar que não se trata de uma ameaça. Ou seja, há mais confiança no manuseio de informações e arquivos dentro da rede.

    Desafios do endpoint security

    Sabemos que a implementação do endpoint security é vital para que o servidor esteja protegido contra-ataques cibernéticos. No entanto, é preciso levar em conta que há desafios que devem ser superados para que essa proteção de dados seja efetiva.

    Um destes desafios, portanto, é o fato de que há muitos dispositivos que oferecem um baixo nível de segurança. Além disso, novas formas de invadir o servidor da empresa podem surgir, o que requer uma atualização dos dispositivos de segurança.

    No mais, o reparo dos equipamentos e a capacitação dos profissionais são outros desafios importantes para implementar o endpoint security. Confira na lista a seguir os principais obstáculos encontrados para fazer a segurança dos dispositivos:

    • Dispositivos pouco seguros: de modo geral, os aparelhos não saem da fábrica com o nível de segurança adequado para ser utilizado em rede. Sendo assim, é preciso qualificar o dispositivo antes de inserir ele no servidor da empresa;
    • Novas ameaças: assim como as técnicas de proteção de dados avançam, as formas de invadir o sistema operacional da empresa também se atualizam. Dessa forma, é preciso estar sempre atento às novas ameaças que surgem;
    • Conserto e reparos: de tempos em tempos a empresa deve fazer reparos no software de endpoint security, bem como os dispositivos de ponta, para que a rede siga com o máximo de proteção;
    • Treinamento de profissionais: mesmo que a rede e o endpoint estejam protegidos, o uso inadequado dos recursos digitais pode colocar em risco todos os dispositivos. Para que isso não ocorra, é importante oferecer treinamentos para os colaboradores da empresa, a fim de educar sobre os riscos e de que forma evitá-los.

    Endpoint security x software antivírus

    Quando falamos em proteção de dados, há sempre algumas dúvidas sobre qual é o melhor serviço. Desse modo, uma dúvida bastante comum é entre o endpoint security e o software antivírus.

    Pois bem, são dois modelos distintos de proteção. A segurança do endpoint engloba um cuidado com toda a rede, atuando de forma a evitar que os ataques cheguem até os dispositivos conectados.

    Já o antivírus é uma forma individualizada de proteção contra-ataques cibernéticos. Isso porque ele atua somente no aparelho onde foi instalado. Além disso, o software antivírus faz a remoção do arquivo malicioso, não atuando de maneira preventiva.

    Devo investir em uma solução de endpoint security?

    Levando em conta todos os riscos que os ataques cibernéticos oferecem para a empresa, é possível afirmar que investir em uma solução de endpoint security é também uma forma de valorizar os ativos do negócio.

    E para implementar toda essa segurança de dados na empresa, você pode contar com a Vegstar. Oferecemos um sistema de Endpoint Detection & Response, que conta com oito mecanismos de inteligência artificial, para oferecer proteção de dados e detecção avançada no endpoint em tempo real.

    Além de fazer um controle eficiente nos dispositivos conectados à rede, o serviço de EDR da Vegstar conta também com ações de reversão, que permitem retornar um endpoint ao estado íntegro, anterior ao ataque.

    Confira em nosso site os planos disponíveis e agende uma conversa para implementar a segurança de dados na sua empresa!

    Copyright © 2022 VegStar

    Sobre nós

    Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

    A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

    Entre em contato

    E-mail: contato@vegstar.com.br
    Fone: 11 2385-0863