Criptografia: como proteger seus dados?

criptografia proteção dados

Milhões de documentos são trocados por empresas do mundo todo. Seja em compartilhamento via internet, servidor, nuvem e afins, é cada vez mais natural que dados sensíveis sejam acessados em mais de um equipamento.

Dessa forma, a proteção de dados deve ganhar cuidado especial, para evitar o acesso indevido destas informações. O uso da criptografia veio para dar suporte na proteção de documentos, PC’s, mensagens, transações financeiras, dentre outras operações entre diferentes dispositivos.

No artigo a seguir do Blog Vegstar iremos falar sobre como a criptografia pode proteger os dados pessoais e da empresa. Além disso, vamos explicar sobre os tipos de criptografias disponíveis e cada um dos benefícios para a segurança da informação.

O que é criptografia?

Dentro do universo da informática, a criptografia pode ser definida por um conjunto de códigos que “bloqueia” os arquivos escolhidos. A partir disso, apenas o emissor e o receptor das mensagens podem acessar as informações destes documentos.

A proteção é feita a partir de algoritmos matemáticos, que fazem a codificação dos dados do usuário. Dessa forma, não há como interceptar estes dados sensíveis ou corrompê-los e fazer alterações. Para que a proteção de dados seja ainda mais efetiva, é usual a solicitação de uma senha ou código para acessar o documento criptografado.

Essa ferramenta de segurança da informação pode ser utilizada tanto em arquivos que estejam trafegando pela internet ou aqueles que estão apenas armazenados em computadores.

No mundo corporativo atual, a criptografia vem sendo importante na proteção de arquivos em nuvem e trocas de mensagens entre funcionários. Tais demandas tiveram aumento principalmente com a pandemia de Covid-19.

Métodos de criptografia disponíveis

Para atender a necessidade de proteção de dados em diferentes contextos, há alguns métodos de criptografia disponíveis no mercado. Hoje em dia, as duas principais formas de proteger os dados são através das chaves simétrica e assimétrica.

As duas opções são referentes ao uso de uma chave criptográfica. Estas chaves representam um conjunto de valores matemáticos, que podem estar emparelhados (simétricos) ou desemparelhados (assimétricos).

Tais conjuntos matemáticos se tornam os códigos necessários para acessar o arquivo. Pois bem, vamos falar melhor nos tópicos a seguir quais são as características destes dois métodos para proteção de dados sensíveis.

Criptografia simétrica

Como já abordamos acima, a simetria criptográfica está relacionada ao uso da matemática e algoritmos. No caso da criptografia simétrica, a lógica da proteção de dados consiste em apenas uma única chave para codificar e decodificar os arquivos.

Essa característica da criptografia simétrica a torna propícia para ser usada em aparelhos com usuários individuais. Isso porque o código simétrico é mais eficaz nesse contexto contra-ataques hackers, por exemplo.

Vale ressaltar que o vazamento da chave neste modelo de criptografia se torna ainda mais grave, uma vez que o invasor precisará apenas desta informação para obter os dados.

Criptografia assimétrica

A outra opção de método de criptografia usada é a chave assimétrica. Nesse tipo são usadas duas chaves diferentes, uma pública e uma privada, que são vinculadas uma à outra de forma matemática.

Dessa maneira, a chave privada é usada individualmente por cada usuário, que pode acessar o banco de dados criptografado com o uso desse código.

Por outro lado, a chave pública é específica para o arquivo, podendo ser compartilhada entre as pessoas que devem ter acesso aos dados sensíveis.

Esse método de criptografia é mais adequado para o uso corporativo, por exemplo, uma vez que permite o acesso simultâneo com mais segurança. Mas devemos alertar que descuidos com a chave privada também podem causar “hackeamento” dos dados.

Vantagens da criptografia na proteção de dados

Com tantos dados sensíveis circulando pela internet, a criptografia traz benefícios em diversos aspectos para a empresa. Uma delas é a adequação às regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso porque a ferramenta mitiga o vazamento de dados de forma indevida.

Mas para além de garantir conformidade com a lei, criptografar arquivos também torna a empresa mais segura. Tendo certeza de que os documentos não serão acessados por terceiros sem autorização prévia, as transações em negócios digitais também se tornam mais seguras.

Ademais, para aqueles que têm preocupações com direitos autorais, a criptografia também pode ser importante. Em arquivos como músicas, identidade visual, jingles e afins, criptografar é impedir a reprodução destes itens sem autorização.

Veja nesta lista a seguir alguns dos benefícios que a criptografia pode trazer para a empresa, não apenas com a proteção de dados:

  • Segurança para estação de trabalho remota;
  • Proteção de arquivos com dados sensíveis;
  • Cuidado com a propriedade intelectual;
  • Armazenamento em nuvem de forma segura;
  • Conformidade com as leis de proteção de dados.

Quais dados sensíveis são protegidos pela criptografia

Pois bem, sabendo como funciona e os benefícios de utilizar a criptografia na proteção de dados, é importante também se alertar aos tipos de dados protegidos por esta tecnologia.

A troca de mensagens é uma das mídias criptografadas hoje em dia. O WhatsApp, por exemplo, criptografa todas as mensagens de ponta a ponta, o que evita o acesso indevido das conversas.

No entanto, dados armazenados em nuvem, seja para backup ou para trabalho remoto, também são bastante comuns terem acessos com uso de criptografia. Confira na lista a seguir quais documentos podem ser protegidos com chave de acesso:

  • Informações de e-mail;
  • Dados armazenados em nuvem;
  • Trocas de mensagens;
  • Arquivos sigilosos;
  • Histórico de navegação;

Conclusão

A segurança da informação deve ser tratada cada vez mais como prioridade dentro das empresas. Trocas de mensagens e arquivos, além das reuniões de trabalho e operações financeiras exigem sistemas que protegem os dados sensíveis.

Bem como armazenar os dados sigilosos da empresa em um servidor protegido, é necessário pensar em como deslocar estes arquivos de maneira a evitar ações de hackers e vazamento de dados.

É por isso que a Vegstar oferece as melhores soluções na proteção de dados, como é o caso da criptografia. Os dados da empresa transitam e são armazenados com total segurança, garantindo proteção às operações do negócio. Entre em contato agora mesmo para saber mais dos nossos planos.

Copyright © 2022 VegStar

Sobre nós

Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

Entre em contato

E-mail: contato@vegstar.com.br
Fone: 11 2385-0863