O que é cibersegurança e o que devemos proteger

ciberseguranca o que e

Com as inovações e avanços trazidos pela internet, veio também preocupações e necessidades de melhorias. Sendo assim, um dos temas que mais prendem a atenção de empresários na internet é a cibersegurança.

Em um ambiente de e-commerce, por exemplo, o lojista precisa garantir aos usuários que dados como endereço e forma de pagamento estejam totalmente protegidos e não sejam usados de forma indevida. Além disso, a eliminação de malwares, phishings e demais vírus também precisam ser prioridade no mercado digital.

Dessa forma, no artigo a seguir do Blog Vegstar iremos abordar sobre o que é cibersegurança. Quais são os métodos de proteger a empresa e os clientes no mundo digital e qual é a importância deste cuidado.

O que é cibersegurança?

No mundo virtual, ataques de criminosos que entram em sistemas digitais, os hackers, para cometer cibercrimes, roubar dados ou até mesmo danificar sistemas, são muito comuns. Com isso, uma área específica da segurança da informação vem para combater esses ataques.

A cibersegurança é esta área dentro da segurança da informação. Ela visa a proteção de dados, através de mecanismos que bloqueiam ações maliciosas. Desse modo, também estabelece um conjunto de procedimentos para barrar ou solucionar ataques cibernéticos.

Afinal, com o grande compartilhamento de dados que ocorrem atualmente, é necessário que essa segurança seja trabalhada. De forma que empresas, instituições e até mesmo o comércio varejista, se protejam de ações maliciosas.

    FALE COM NOSSO ESPECIALISTA EM SEGURANÇA

    Importância da cibersegurança para empresas

    Grande parte das informações, se não todas, de cada empresa são armazenadas em bancos de dados virtuais. Esse modelo é adotado por diversos motivos, como espaço de armazenamento e proteção de dados.

    Além de armazenar informações em nuvem, é comum que empresas utilizem plataformas digitais para divulgação de serviços e captação de novos clientes. Desse modo, mesmo que estes espaços virtuais sejam mais seguros e contem com recursos de proteção ao usuário, é preciso ainda adotar medidas de cibersegurança.

    Quando se fala de cibersegurança, estamos falando sobre proteger a empresa, mas também os usuários finais, como os clientes. E parte da confiabilidade da empresa é pautada no quanto ela é segura.

    E ainda assim, existem leis específicas que protegem os dados, de forma que os prejuízos em não investir em uma boa cibersegurança pode ser cada vez mais severos e com grandes danos.

    Como manter a segurança digital

    Existem diversas maneiras de implantar a cibersegurança dentro de uma empresa. Muitas das práticas, que fazem com que os dados estejam protegidos, vem de ações simples que a empresa pode adotar de forma simples.

    Adotar medidas como ter um bom antivírus com firewall, e orientar os usuários para que não pratiquem ações maliciosas por falta de informações, são exemplos dessas ações.

    Ademais, é importante também que a equipe que administra a empresa esteja ciente sobre todos os meios de cibersegurança, para que cada item seja revisto e protegido a fim de não ter nenhuma vulnerabilidade do sistema.

    Vejamos abaixo, alguns desses itens que necessitam de uma avaliação maior e medidas de proteção próprias, a fim de evitar ataques cibernéticos.

    Segurança de rede

    A rede de uma empresa é vital para a comunicação interna e compartilhamento de dados. Dentro dessa rede estão conectados todos os dispositivos, desde os empresariais quanto os dispositivos individuais da equipe.

    A segurança dessa rede tem grande importância para proteger que ataques direcionados a empresa entrem através desses dispositivos. Uma vez que o hacker consegue acesso ao servidor da empresa, ele pode atuar de forma mais danosa.

    Então deve-se tomar medidas que protejam contra-ataques, invasores direcionados e malwares oportunistas. Medidas que gerenciam o acesso a dados mais sensíveis, limitando-os e também estabelecendo um bloqueio forte a ações maliciosas.

    Segurança de aplicativos

    Essa parte da segurança cibernética visa manter os aplicativos e softwares sem vírus. De forma que desde a primeira fase do projeto seja pensado na cibersegurança de determinado aplicativo.

    Tem uma grande importância esse nível de proteção da empresa, pois um aplicativo vulnerável pode acabar infectando todo o sistema, além de vazar dados que ele deveria manter protegido.

    Desse modo, investir em uma boa criação de softwares e aplicativos próprios, assim como utilizar outros aplicativos seguros, faz parte de manter a empresa livre de riscos.

    Segurança de informações

    A segurança de informações é tão importante que temos até uma lei para proteção desses dados, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Além de estabelecer parâmetros de privacidade e proteção dos dados, a LGPD também prevê punições para aqueles que não a cumprirem, deixando dados expostos ou vulneráveis.

    Então seja no armazenamento ou no trânsito dos dados, a cibersegurança é vital para a proteção de dados e também para seguir a legislação vigente. Seja utilizado criptografia digital, ou de forma mais ampla ainda, fazendo um gerenciamento global de toda a segurança da empresa.

    Segurança operacional

    A segurança operacional, inclusive, faz parte da proteção de dados que podem ser armazenados ou compartilhados. É ela que define, por meio de procedimentos, as permissões dadas no acesso a estes dados.

    Além de que abrange toda a parte de gerenciamento dentro do mundo digital dessa empresa. Pois as operações feitas e permitidas partem da organização desse sistema de segurança.

    Recuperação de desastres

    A cibersegurança visa evitar que desastres ocorram. E quando bem instalada e gerenciada, os riscos de um ataque, invasão ou perda de dados, são mínimos.

    Porém, como todo processo é pautado por pessoas e suas singularidades, é possível que aconteçam falhas operacionais e que a empresa sofra ataques cibernéticos.

    Sendo assim, é importante ter um plano de recuperação de desastres. Onde fica definido estratégias caso algum tipo de ataque ocorra. Como restauração de sistemas e recuperação de dados armazenados em backup.

    Orientação da equipe

    Como já falamos, as pessoas são o elo mais fraco da cibersegurança. Por desconhecimento, ou por irresponsabilidade, todo usuário que tem acesso aos dados ou a rede que a compõe, pode introduzir um vírus no sistema.

    Então, adotar práticas de ensino e preparação para que a equipe tenha conhecimento sobre cibersegurança, evita que atos humanos sejam responsáveis pela vulnerabilidade da segurança digital da empresa.

    Conclusão

    Como podemos acompanhar ao longo do artigo, a cibersegurança de uma empresa está atrelada diretamente à reputação no mercado. Sendo assim, além de proteger os dados do negócio, é também uma medida para evitar que clientes sofram danos.

    Desse modo, é imprescindível contar com o melhor suporte e equipamentos na tecnologia da informação. A Vegstar conta com profissionais experientes no mercado, que dão as melhores soluções na proteção de dados. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.

    .

    Copyright © 2022 VegStar

    Sobre nós

    Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

    A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

    Entre em contato

    E-mail: contato@vegstar.com.br
    Fone: 11 2385-0863