Camadas da Segurança Informação: Entenda cada uma delas!

Camadas de Segurança Informação

Ao mesmo tempo que a internet e serviços em rede oferecem praticidade e eficiência ao mundo corporativo, elas também podem representar riscos à segurança. Isso porque invasores podem acessar a rede de forma indevida e roubar informações importantes.

Desse modo, para implementar uma proteção de dados eficaz na empresa é possível adotar as camadas de segurança. Estas camadas são formadas por diversos mecanismos de defesa virtual, que formam uma barreira em diferentes níveis para evitar o acesso indevido da rede.

Sendo assim, o artigo a seguir do Blog Vegstar irá explicar tudo sobre as camadas de segurança. Quais são as camadas, como elas funcionam, bem como a importância de serem implementadas na empresa.

O que são as camadas de segurança?

Para entender a importância das camadas de segurança é preciso antes compreender o que elas são. Sendo assim, podemos dizer que as camadas são mecanismos que criam barreiras para o acesso indevido na rede.

Desse modo, cada uma destas barreiras atua de uma forma diferente no sistema. Entre as camadas mais comuns, podemos citar o backup de dados, a criptografia e a própria senha. Na medida em que o hacker consegue romper uma das camadas de segurança, outra entra em ação e garante a proteção de dados no sistema.

Vale lembrar, no entanto, que estas camadas devem ser formadas de maneira estratégica. Ou seja, é preciso avaliar os principais riscos e pontos fracos do servidor e a partir disso utilizar os mecanismos que têm mais eficiência.

    FALE COM NOSSO ESPECIALISTA EM SEGURANÇA


    Qual a importância da segurança em rede

    Conforme já citamos nos itens acima, a proteção de dados é, para além de outras coisas, uma questão jurídica. Uma vez que ocorre vazamento de informações retidas na empresa, isso pode implicar em sanções baseadas na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    No entanto, as camadas de segurança também auxiliam em outros temas importantes. Além de roubar dados sensíveis, os invasores também podem implantar vírus nas máquinas. Estes vírus acabam danificando os computadores, além de corromper arquivos, o que demanda manutenção e pode causar a perda de documentos.

    Ademais, ter camadas de segurança nos servidores evita a perda de equipamentos e a necessidade de fazer uma mudança de servidor. Veja na lista a seguir alguns itens que demonstram a importância de adotar as camadas:

    • Proteção do servidor;
    • Conformidade com a legislação;
    • Identificação de invasores;
    • Segurança dos equipamentos.

    Quais são as camadas de segurança

    Quando se fala em segurança da informação, é natural que se faça a relação com serviços e mecanismos digitais de proteção. Embora esta presunção esteja correta, não podemos dispensar a proteção física dos servidores de rede.

    Sendo assim, uma das camadas de segurança é o cuidado com os equipamentos físicos. Garantir que estão em local arejado, realizar a manutenção preventiva e fazer o upgrade dos equipamentos são algumas das ações que garantem a proteção de dados.

    No mais, a proteção da rede também deve ser realizada através de backups, uso de endpoints e proteção do email, conforme vamos detalhar nos itens a seguir.

    Proteção de Rede

    Pois bem, a primeira das camadas de segurança é a proteção de rede. A proteção pode e deve ser feita de diferentes formas, começando com os já citados cuidados com os equipamentos físicos dos servidores.

    Uma maneira de facilitar esse cuidado é através do uso de wireless corporativo. Com o uso do Wi-Fi é possível eliminar cabos e fios de rede, o que auxilia na prevenção de acidentes e danos ao sistema.

    No entanto, há outras medidas importantes na proteção de rede. Através do firewall é possível bloquear o acesso indevido através de senhas, identificação de IP e criptografia, por exemplo. Além do firewall, existem outros mecanismos, como DNS, IPS, IDS e VPN, que trabalham em camadas de segurança.

    Segurança do E-mail

    O mundo corporativo exige que os profissionais estejam sempre atentos à caixa de email. No entanto, esse é um canal que é alvo comum de ataques como phishing e malware, vírus que, através de links, se instalam no computador.

    Embora estas ameaças costumem ser filtradas pelo spam do servidor, há sempre o risco de haver um descuido e acessar estes vírus, além do tempo dispensado para esvaziar a caixa de entrada.

    Desse modo, uma das camadas de segurança é o bloqueio de conteúdos maliciosos no email. Esse bloqueio evita qualquer chance de ataque à segurança da informação e libera espaço na caixa de entrada do email.

    Segurança de Endpoint

    Por mais seguro que todos os equipamentos estejam, eles estão mais expostos do que um servidor remoto, por exemplo. Sendo assim, é preciso pensar em mecanismos que aumentem ao máximo a proteção dessas máquinas.

    A segurança de endpoint realiza uma série de ações onde se faz a segurança da informação nos computadores, laptops, tablets e afins. Através de mecanismos como  utilização de VPNs, antivírus, e atualização constante do sistema operacional.

    Com isso, essa é uma das camadas de segurança mais importantes, pois visa garantir que as demais continuem atuando de maneira eficaz.

    Backup & Recuperação

    Como citamos acima, são os equipamentos usados na empresa o ponto mais fraco na proteção de dados. Desse modo, uma das camadas de segurança mais comuns é o backup & recuperação.

    Nessa camada a empresa guarda todas as informações, arquivos, programas e afins em um servidor remoto. A atualização do backup mais indicada é diária ou horária, assim evitando uma perda muito grande de dados.

    Portanto, o backup serve como uma espécie de airbag das camadas de segurança, garantindo a seguridade do servidor caso as outras barreiras tenham falhado na operação.

    Conclusão

    Investir em recursos que trazem mais segurança e eficiência para a empresa é um dever de todos os gestores. Além disso, manter a segurança da informação é uma questão estratégica não apenas do ponto de vista comercial, mas também legal, devido às instruções e normativas trazidas pela LGPD.

    Dessa forma, a maneira mais eficaz de obter essa proteção é através das camadas de segurança. Elas estão em frentes de atuação, garantindo assim que não haja brechas para ataques cibernéticos.

    Para oferecer a proteção de dados mais completa para os clientes, a Vegstar conta com serviços de Antivírus e Endpoint de excelência, além dos profissionais qualificados. Entre em contato agora mesmo e agende uma conversa.

    Copyright © 2022 VegStar

    Sobre nós

    Softwares para segurança de endpoints e servidores de arquivos.

    A VegStar também comercializa soluções para Criptografia, Backup e Recuperação, Prevenção para Vazamento de Dados (DLP) e Duplo Fator de Autenticação.

    Entre em contato

    E-mail: contato@vegstar.com.br
    Fone: 11 2385-0863